terça-feira, 5 de outubro de 2010

JORGE CADETE

I.P.

"O bandarilheiro Jorge Cadete (1871-1957), também ele filho de um outro bandarilheiro que se chamou José de Sousa Cadete, foi um profissional das nossas arenas muito respeitado e também um dos mais populares desse tempo.
Na foto também se reconhece Simão da Veiga, provavelmente no ano da sua alternativa: 1922, com os “veteranos” D. Alexandre de Mascarenhas (Torre) , José Casimiro de Almeida e o antigo bandarilheiro Manuel dos Santos.
D. Alexandre de Mascarenhas, que começou a lidar toiros ainda muito novo, excelente equitador, era de família de cavaleiros tauromáquicos e foi pai do cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas.
José Casimiro, que após a implantação da República foi perseguido por ser monárquico assumido, tendo sido preso, foi recebido no Campo Pequeno, após a sua libertação, com uma grande manifestação.
Quanto a Manuel dos Santos, que foi bandarilheiro profissional, toureou em mais de 1600 corridas de toiros e teve 103 colhidas. Depois de se ter retirado, foi nomeado Director de Corrida, função que exerceu até 1924.
Saudações taurinas e fadistas,
Manuel Peralta"

Sem comentários:

Enviar um comentário