quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Museus Tauromáquicos

GCF

"... Nos anos 60 do século passado, existiu um extraordinário museu tauromáquico, na Quinta das Terras, em Pinheiro de Loures, pertença do distinto aficionado Francisco José Simões. 
Segundo Jayme Duarte de Almeida na sua “Enciclopédia Tauromáquica”: “Francisco Simões pertence a uma família de industriais e aficionados de muita valia, tendo começado muito cedo a frequentar as arenas, sobretudo as de Espanha.
Dessa “aficion” sempre mais cimentada, resultou a deliberação de reunir documentos de toda a espécie, ligados à festa tauromáquica, tomada em tão boa hora que, dado o valor dos objectos coleccionados, pôde Francisco Simões estabelecer um excelente museu de toureio que é sem dúvida, na actualidade (1962), o mais completo que existe em Portugal e um dos melhores que em todo o mundo, se devem à iniciativa particular.”
Ignoro qual o destino das valiosas peças que o constituíam. Seria importante saber por onde param, embora o mais certo tenha sido a sua dispersão por colecções particulares.

Próximo de Sintra, em Alcolombal, existia um museu taurino, pertença do pai do cavaleiro Nuno Pardal, em relação ao qual, desconheço também a situação actual do mesmo.

Em Almeirim, temos conhecimento de um importante museu particular, relacionado com a Tauromaquia, pertença de João Simões, antigo cabo do grupo de forcados do Aposento da Moita. Entre o seu valioso conteúdo, releve-se a presença de miniaturas perfeitas das praças de touros do Campo Pequeno, em Lisboa e Daniel do Nascimento, na Moita do Ribatejo.

Na cidade de Montemor-o-Novo, mais propriamente no seu Museu Arqueológico, existe uma sala dedicada à Tauromaquia, onde podemos encontrar uma rica e variada colecção de elementos ligados às corridas de touros. Destacam-se os trajes de toureiros, como o de Luís da Veiga, bem como peças de outros toureiros e forcados desta urbe alentejana.

Finalmente não nos podemos esquecer do excelente museu particular do matador Mário Coelho, em Vila Franca de Xira, instalado na casa onde nasceu. Neste espaço, podemos apreciar uma colecção de troféus, pinturas e outros objectos, relacionados com a sua carreira nas arenas de todo o mundo.

Ainda a propósito da cidade de Vila Franca e, por notícias vindas a público, existe a intenção, por parte da sua aficionada presidente, Maria da Luz Rosinha, de criar um museu taurino nesta cidade, existindo já estudos para esse efeito. 
Fazemos votos de que este projecto não fique apenas no plano das intenções e que rapidamente seja concretizado. ... (daqui)

inaugurado/reaberto em 2 Junho 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário