quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

LIVROS


D.L.

2 comentários:

  1. Quem ler artigos e livros desse tempo não terá dúvida que Juan Belmonte foi um enorme toureiro e não é por acaso que na História do toureio a pé se faz referência a “antes e depois” de Belmonte.
    Neste artigo o autor resolveu minimizar Ortega. Penso que se refere a José Gómez Ortega “Joselito”. Se assim é, fez mal e mostrou pouca elevação ao fazer tão fraca avaliação de um excelente toureiro que viveu pouco tempo porque foi colhido de morte em Talavera de la Reina quando tinha 25 anos. Contudo Ortega vestiu-se pela primeira vez “de luces” quando tinha 12 anos. Durante a sua curta vida toureou muitíssimo e triunfou em diversas e importantes praças de toiros.
    Não é por acaso que a 16 de Maio, quando se recorda a sua morte em 1920, todos os toureiros entram na arena descobertos quando fazem o “paseíllo” em sinal de luto e se faz, sempre, um minuto de silêncio.

    ResponderEliminar
  2. Eu acho estes "mano a mano" deselegantes e patetas, mas há quem continue a fazer este tipo de presumíveis comparações... É claro que a excelência de Belmonte não pode desvalorizar a excelência de Ortega!

    Obrigada, Manuel, por continuar a seguir este humilíssimo blogue e contribuir, com os seus comentários, para o seu enriquecimento.

    ResponderEliminar