domingo, 5 de dezembro de 2010

"Sangue na arena"

é o título do Fado, que tem letra de Henrique Rego e música (arranjo) de A. Chaínho, fado que Rodrigo canta, contando a trágica colhida de Espartero, que toureou na Praça do Campo Pequeno, 2 anos antes da sua morte, na Praça de Madrid.

Com este vídeo pretendo também homenagear o fadista Rodrigo, que acaba de festejar 50 anos de carreira e, com propriedade, se intitula "Cantador de Histórias",

uma vez que, quase sempre, se manteve na linha mais tradicional do Fado, cantando os grandes poetas de fado que nos deixaram letras que contam histórias, como esta que descreve a colhida e morte de um conceituado matador, Manuel Garcia y Cuesta, "Espartero", para o qual não foi leve a crítica de R. Bordalo Pinheiro que assim o trata aquando da sua vinda e actuação no Campo Pequeno (1892)

Creio que haverá uma incorrecção, a nível da letra, mas, melhor do que eu, disso darão conta os peritos nestes assuntos.

1 comentário:

  1. Estimada "Fadista", só hoje vi este seu "velho" mas interessante post. Mesmo com grande atraso, não resisto a completar a sua informação. De facto, há uma incorrecção de palmatória na letra. Espartero não morreu na praça de Talavera de La Reina, mas sim em Madrid. Quem morreu em Talavera foi o grande Joselito El Gallo. Cumprimentos e não deixe de nos informar com os seus blogs.

    ResponderEliminar